A semana começou com termômetros negativos em muitas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destaques para Rancharia (SP) que chegou a 0.5 grau, Monte Verde (MG) com -2.9 graus, -1.9 grau em Castro (PR), Caçador (SC) com -1.6 grau e Vacaria (RS) com termômetros que registraram -1.0 grau.
Qual o motivo das baixas temperaturas?
As baixas temperaturas são resultado de uma massa de ar polar que atua sobre a região Centro-sul do país que trouxe geadas pontuais atingindo principalmente as lavouras de café, cana-de-açúcar e hortaliças. O agrometeorologista e sócio-fundador da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, explica que “entre sábado e domingo essa massa de ar polar ganhou força e amplitude e a geada afetou principalmente as produções localizadas em pontos de áreas baixadas localizadas em altas altitudes”. Ainda segundo ele não havia alerta de geada para as áreas do norte de São Paulo e cerrado mineiro, apenas para o Sul do Brasil, já que o centro desse sistema estaria sobre SC e RS. Porém, o forte resfriamento noturno na madrugada de domingo, contribuiu para a ocorrência de geadas pontuais.
Previsão de geadas para os próximos dias
Novos registros podem acontecer nos próximos dias. “As geadas vão ficar mais amplas e mais fortes no sul principalmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e possivelmente Sudeste”, afirma. Ele ainda explica que o frio não deve ser tão intenso como em 2021, ano em que produtores de café do Cerrado Mineiro e Sul de Minas tiveram perdas significativas por causa da geada, que não só comprometeu a safra daquele ano, mas também as colheitas seguintes devido a recuperação lenta das plantas atingidas. “Não vejo que essa geada seja igual de 2021 mas acredito que áreas de baixada, áreas de altitude e que acumulam muito frio podem apresentar novos registros”.
O alerta climático indica que as baixas temperaturas se mantenham firmes até sexta-feira quando a massa de ar polar perde força. “Até lá teremos muito frio e com a presença da massa de ar polar as frentes frias não conseguem avançar, ou seja, só voltaremos a ter chuvas no sul do Brasil no começo da próxima semana”, finaliza.
Fonte: Rural Clima | Por Beatriz de Lima Buosi – Jornalista