A boa notícia é que ela está por perto! As primeiras chuvas significativas começam a ocorrer ainda este mês. A meteorologista da Rural Clima, Bruna Peron, diz que as previsões indicam a passagem de pelo menos duas novas frentes frias nos últimos 10 dias de setembro. ”Estes sistemas irão passar primeiramente pela região sul, e podem provocar pancadas isoladas sobre áreas de SP e MS conforme avançam, embora, ainda sejam de maneira desiguais e irregulares”.
Ainda segundo ela, os modelos indicam que estas frentes frias devem começar a organizar a umidade vinda da Amazônia, que ainda está muito discreta. “Ao organizar essa umidade, as condições para chuvas sobre a porção central do Brasil aumentam especialmente sobre áreas de MT, GO, MG, RO, SP e MS, tendo condições para chuvas mais isoladas e, pontualmente, até podem vir com volumes elevados”.
Os mapas mostram a chuva prevista acumulada para os últimos dez dias de setembro divididos em acumulados de 5 dias. “Observa-se através das áreas em tons de verde para o vermelho no primeiro mapa, a partir do dia 21/09, condições para chuvas sobre a região sul e parte dos estados de SP e MS. Especialmente as regiões em verde do mapa 1, embora indiquem condições para chuvas, estas devem ser mal distribuídas, com baixos volumes no período. Já as regiões entre o norte do RS, SC e pontos entre o sul de MS e norte do PR, além de algumas áreas em RO e oeste do MT, nas áreas em cores entre o amarelo e o vermelho, indicam chuvas melhores, com maiores volumes”, afirma.
Entenda os mapas
No segundo mapa, os acumulados em 5 dias apresentam melhores condições para chuvas em grande parte destas áreas produtoras. “Principalmente as regiões de SC, PR, leste de SP, e áreas isoladas no oeste de MT e RO apresentam condições para volumes mais altos, acima dos 30-40mm”. No entanto, observa-se uma região preferencial, nos dois mapas, onde as chuvas ainda serão muito irregulares e com baixos volumes. “Esta região fica entre o oeste de SP, MS, partes do Paraguai, sul de GO, Triângulo Mineiro e meio leste de MT. As áreas com manchas verdes apontam chuvas abaixo de 20mm, já as áreas em branco, são regiões sem registros de chuvas”. Ela ainda afirma que nestas áreas as chuvas serão irregulares tanto no final de setembro, como também durante a primeira quinzena de outubro, o que indica um atraso no início do plantio, especialmente entre o MS, MT e sul de GO.
Como ficará o clima na primavera?
A primavera, que tem início no próximo domingo, dia 22, marca o retorno do período úmido no Brasil. No entanto, o início da estação será desafiador, com o retorno das chuvas de forma irregular, pelo menos até meados de outubro. “Os episódios irão ocorrer entre as regiões sudeste e centro-oeste neste período, porém as chuvas associadas ainda virão de maneira mal distribuída e não se descarta a possibilidade de calor intenso neste período, devido às chuvas irregulares, sobre áreas do sudeste e centro-oeste”. De acordo com os levantamentos meteorológicos da Rural Clima, a regularização na frequência das chuvas é esperada principalmente a partir da segunda quinzena de outubro e ao longo da primavera deste ano.
Conheça a Consultoria Rural Clima
A consultoria da Rural Clima é uma das mais consolidadas do mercado com um atendimento personalizado para o agronegócio em toda a América Latina e você pode ter acesso às informações de volumes pluviométricos em primeira mão. Nossos especialistas compartilham o panorama dos próximos dias ou semanas com análises pontuais, tanto da previsão como de observações.
Além disso, nossos serviços contam com reuniões mensais, previsão de curto, médio e longo prazo, vídeos diários, análise dos indicadores oceânicos, tele conexão e interações oceano-atmosfera além de expectativas detalhadas de sistemas meteorológicos, chuva, temperatura e ventos. No nosso site você encontra as informações detalhadas. Clique aqui para conhecer.