A frente fria que está presente na região Sul do Brasil tem provocado chuvas em áreas do Rio Grande do Sul neste início de semana, podendo atingir, também, grande parte de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná nos próximos dias. É o que indicam as projeções agroclimáticas divulgadas pela Rural Clima nesta segunda-feira (24). A previsão também aponta que podem ter precipitações em menor volume também no sul de São Paulo, e no litoral paulista, antes da frente fria se deslocar para o Oceano Atlântico.

Além disso, para este sábado (29) e domingo (30), novas áreas de instabilidade irão ser formar sobre os estados do Sul, provocando chuvas em áreas de Santa Catarina, e podendo chegar a áreas do norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. Há também a possibilidade desta frente fria causar precipitação nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ressalta-se que, essas chuvas deverão ser irregulares e de baixa intensidade.

Além da chuva, o Sul brasileiro também terá frio nos próximos dias, com a aproximação de uma massa de ar polar, principalmente entre sábado (29) e domingo (30). O Rio Grande do Sul terá as temperaturas mais baixas, sendo um alerta para os produtores rurais que estão semeando neste mês. A onda de frio também atingirá Santa Catarina e Paraná, com temperaturas próximas de zero graus, ou negativas, nas regiões serranas.

Frio deve avançar sobre outros estados

A massa de ar polar prevista para atingir o Sul do Brasil neste final de semana também estará presente em alguns estados de outras regiões, alcançando áreas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, oeste da Bahia, e nos estados do Acre e Rondônia, especialmente na região de fronteira com a Bolívia.

No Centro-Oeste brasileiro, a queda nas temperaturas poderá registrar mínimas que variam entre 10 e 15 graus em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Quanto à região sul do Mato Grosso do Sul, existe a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas, a partir de 8 graus. Nos estados do Acre e Rondônia, o final de semana também terá frio, com mínimas previstas que variam entre 12 e 16 graus.

Outros pontos com chuva

De acordo com a projeção meteorológica, nos próximos dias, outra região que continua recebendo chuvas mais intensas será no extremo Norte, principalmente nos estados do Amapá e Roraima, por conta da Zona de Convergência Intertropical. Porém, a partir do início de julho, esta zona se afastará destes estados, facilitando a semeadura das lavouras.

Para esta semana, também existe a possibilidade de chuvas em baixa intensidade em parte de Rondônia, por conta de um corredor de umidade originário da Amazônia e que se desloca ao sul do continente. Por causa deste corredor, a precipitação em maior quantidade deverá ocorrer no território da Bolívia.

No Nordeste brasileiro, a previsão meteorológica dos próximos dias indica chuvas mais frequentes nos estados de Sergipe, Alagoas, e no litoral de Pernambuco. A precipitação tende a diminuir a partir desta quarta-feira (26), pois as Ondas de Leste também perdem força. Há, também, chances de chuva nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, com menor intensidade, assim como no norte do Maranhão.

Baixa umidade relativa do ar pode causar queimadas

A previsão desta segunda-feira (24) também indica que a região central do Brasil será de tempo firme, com amplitude térmica e baixa umidade relativa do ar, sob o risco de ocasionar queimadas em estados do Centro-Oeste, Norte e Sudeste. 

Para os agricultores que estão fazendo as secações de algodão, nos estados de Minas Gerais e no oeste da Bahia, a atenção fica por conta da diminuição das temperaturas, com mínimas que podem variar entre 13 e 16 graus. Porém, a queda na temperatura será aproximadamente por dois dias. Nos estados do Tocantins, Piauí, e região sul do Maranhão, a previsão meteorológica também indica tempo firme.

Fonte: Rural Clima | Autor: Ruan Nascimento – Jornalista